Breve resenha sobre o encontro das Ecovilas de Brasília, dia 10/2/2011
O encontro aconteceu na sede da União Planetária, instituição membro do Conselho Mundial da Cidadania Planetária. Foi um evento muito rico, pleno de energia especial, do qual participaram cerca de 150 pessoas, de todas as profissões, atividades e origens, irmanadas em torno do mesmo ideal, que é o da vida em harmonia com a natureza, a saúde, o preparo para eventuais desastres naturais, mas, acima de tudo, de se integrar a um movimento de formação de núcleos de permacultura e convivência social organizada, diferenciada do convencional, voltada para a difusão de um modelo de vida solidário, fraterno, em harmonia com as leis naturais.
Tivemos um evento apenas preliminar, de modo a que as pessoas se conhecessem, que contou com a presença de ecovileiros, proprietários rurais interessados em organizar eco-comunidades de permacultura, representantes de ecovilas da região do Planalto Central (entre elas as ativas Bona Espero, Ipoema, Vale Dourado, Agenda Aquariana) e interessados em participar ou morar em ecovilas. Porém, a tônica principal foi a comunhão em torno da ideia de que o modus vivendi atual é insustentável e que carecemos de fato de uma mudança de estilo de vida. A questão da possibilidade de um desastre natural em proporções gigantescas, com o risco de uma forte crise de desabastecimento - embora valorizado e dimensionado no encontro -, ficou em segundo plano, diante do entendimento comum de que é preciso uma mobilização de integração e comunhão em torno das ecovilas/permacultura e sua filosofia.
Dr. Ulisses Riedel |
Além deste escriba - que apresentou os trabalhos-, participaram diversas pessoas se manifestaram com seus comentários e visão da situação, entre eles, Dr. Ulisses Riedel, presidente da União Planetária; Professor Moacir Bueno, presidente do Instituto Brasiliense de Meio Ambiente; Alex Dumont, oceanógrafo e ambientalista, e muitos outros que abrilhantaram a noite. Sentimos que desde o Movimento Médicos Pés Descalços de São Lourenço, MG - onde surgiu o conceito de Comunidade Rural Sustentável como embrião do conceito de "Ecovilas" - não víamos um cabedal tão intenso de energia e força, identificando com isso os inexoráveis e determinantes ciclos da Lei Divina.
Em breve divulgaremos a agenda do próximo encontro, principalmente como oportunidade de participação para quem não pode estar presente fisicamente, com a chance de fazerem parte do grupo diretivo.
Aos que estiveram presentes, solicitamos aguardar contato, mas manterem-se integrados através do grupo Movimento Brasileiro de Ecovilas, no Facebook, que provisoriamente será um meio de contato.
Será definido o grupo diretivo de Brasília sem demora, pois temos decisões importantes a tomar e organizar nossa agenda de ação. O nome do Grupo Ecovilas2011 mudou para MOVIMENTO BRASILEIRO DE ECOVILAS.
Muita luz e sempre
Marcio Bontempo
Nenhum comentário:
Postar um comentário